Docentes do Cefet/RJ juntam-se aos TAEs e aderem à GREVE GERAL de 28 de abril, com atividades de mobilização

0

Circular n. 11/2017/ADCEFET-RJ

Rio de Janeiro, 19 de abril de 2017

Aos/Às Professores/as do Cefet/RJ

Assunto: Informa sobre adesão à GREVE GERAL de 28 de abril e convoca todas/os as/os docentes para a luta

Prezadas/os companheiras/os professoras/es,

A 169a Assembleia Geral Extraordinária da Adcefet-rj Seção Sindical, convocada em 10/04 e realizada nesta 3a feira, 18/04, deliberou pela adesão das/os docentes do Cefet/RJ à GREVE GERAL de 28 de abril (6a feira), contra as reformas da previdência e trabalhista e contra a terceirização.

A realização da GREVE GERAL de 28 de abril faz parte um longo processo de lutas que se intensificou no ultimo ano e que, sobretudo no mês de março de 2017, unificou diversas categorias e movimentos sociais em atos e/ou paralisações nos dias 08, 15, 28 e 31 de março, quando centenas de milhares de pessoas, incluindo nossa categoria, foram às ruas contra as opressões, a reforma da previdência, a reforma trabalhista, a terceirização e outros retrocessos do governo Michel Temer.

A contrarreforma da previdência (PEC 287/2016) ataca o conjunto dos trabalhadores brasileiros, da iniciativa privada e do serviço público, do campo e da cidade, sobretudo as mulheres e trabalhadores rurais. No que diz respeito às nossas carreiras como professoras/es e servidoras/es públicas/os, a PEC 287 prevê uma série de retrocessos em direitos já consolidados, cujos detalhes podem ser consultados em análise realizada pela assessoria jurídica da Adcefet-rj e publicada em: <https://adcefetrj.org.br/adcefetrj/2017/02/07/analise-juridica-proposta-de-reforma-da-previdencia-do-governo-temer-graves-perdas-de-direitos/>. Além disso, a terceirização irrestrita, já aprovada pelo congresso e sancionada pelo governo federal, significa, na prática, um desmonte da CLT e dos concursos públicos, bem como a extinção progressiva das carreiras públicas e consequente precarização das condições de trabalho e dos serviços públicos ofertados à população (Detalhes em: <http://portal.andes.org.br/andes/print-ultimas-noticias.andes?id=8712>.

Visando dar efetividade à GREVE GERAL no Cefet/RJ, a Assembleia aprovou um intenso calendário de atividades para a próxima semana, envolvendo toda a comunidade, como segue:

  • 26/04 (4a feira) – 10h40min – debate sobre Reforma da Previdência no Campus Maracanã do Cefet/RJ, Auditório 4, organizado pelo Comitê Local de Mobilização (CLM) do Maracanã;

  • 27/04 (5a feira) – Atividade de panfletagem nos campi do CEFET, organizada pelos Núcleos de Base da Adcefet-rj e/ou CLMs, visando conscientizar a comunidade e ampliar a adesão à GREVE GERAL;

  • 27/04 (5a feira) – Tarde – Envio de pelo menos um representante da Adcefet-rj para panfletagem na Central do Brasil no âmbito do Fórum dos Servidores Públicos Federais (SPFs) do Rio;

  • 28/04 (6a feira, GREVE GERAL) – Manhã – Ato de rua em unidade com outros segmentos de trabalhadores (detalhes a confirmar);

  • 28/04 (6a feira, GREVE GERAL) – 14h – Passeata em conjunto com SPFs, SEPE e outras entidades estaduais, com concentração na ALERJ e em direção ao Ato Unificado na Cinelândia.

  • 28/04 (GREVE GERAL) – 17h – Ato Unificado da GREVE GERAL na Cinelândia, com intervenções e atividades culturais.

Uma comissão eleita pela Assembleia está planejando e construindo as atividades, com a indicação de realização conjunta com o SINTE CEFET-RJ, seção sindical do SINASEFE representativa das(os) servidores(as) Técnico-Administrativos em Educação (TAE) no Cefet/RJ que já deliberou pela adesão dos TAEs à GREVE GERAL.

Além disso, os Núcleos de Base e CLMs nos diversos campi do Cefet/RJ serão chamados à construir atividades locais visando preparar o dia 28 de abril, com a indicação de que neste dia sejam priorizados atos de rua junto à população e os atos unificados no Rio. Qualquer docente que quiser fazer parte da construção das atividades pode fazê-lo, enviando mensagem para o e-mail <secretaria@adcefetrj.org.br>.

Esclarecemos, por fim, que qualquer docente (aposentado ou da ativa, substituto ou efetivo, em estágio probatório) que encontrar dificuldades ou pressões contrárias à adesão à GREVE GERAL de 28 de abril deve entrar em contato com a Adcefet-rj para que sejam tomadas as medidas políticas e jurídicas cabíveis, tendo em vista o direito à organização sindical garantidos na constituição e em tratados assinados pelo Estado Brasileiro.

CONVOCAMOS TODAS/OS AS/OS PROFESSORAS/ES DO CEFET/RJ A SE ENGAJAR NESTA LUTA! PELO NOSSO FUTURO E O DAS NOVAS GERAÇÕES! NENHUM DIREITO A MENOS!

Professor Alberto Jorge Silva de Lima

Presidente

ADCEFET-RJ – Seção Sindical do ANDES – Sindicato Nacional

Gestão 2015-2017

Related Posts