Reunião do CODIR teve defesa contra o ponto eletrônico, com presença de docentes das Uneds na última sexta (15/6)

0

Adcefet/RJ defendeu a necessidade de barrar o controle de ponto eletrônico na instituição e foi formada comissão interna para avaliar necessidade de ponto para docentes

Na manhã da última sexta-feira, docentes e técnicos-administrativos de diversas unidades do CEFET/RJ compareceram à sessão do Conselho Diretor (CODIR), que teve como um dos pontos de pauta “Ponto Eletrônico para Docentes”.

A professora Marisa Brandão, presidente da Adcefet/RJ, destacou a importância de olharmos para o cenário nacional e para as tentativas de implementação do ponto eletrônico nas Instituições Federais de Ensino. O que está em jogo, segundo a professora, é a precarização das condições de trabalho e o sucateamento da educação pública de qualidade. Marisa expôs os argumentos políticos e jurídicos que amparam a luta contra o ponto eletrônico, defendendo que os conselheiros e a direção geral se comprometam com essa luta.

Conselheiros também se manifestaram contra a implementação do ponto eletrônico e o próprio diretor afirmou que não assinou o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) enviado pelo MPF.

Foi formada uma comissão interna para levar ao CODIR uma posição sobre a implementação ou não do ponto eletrônico para os docentes da instituição, composta pela professora Miriam Pacheco (representante dos docentes do ensino superior), professor Mario Souza (representante dos docentes do ensino médio e técnico) e professor Cauby Monte (representante dos ex-alunos).

Nesse momento, é importante fortalecermos a luta contra o ponto eletrônico por meio de ações conjuntas, seja no âmbito dos nossos colegiados e departamentos, produzindo documentos que demonstrem a incompatibilidade de controle de ponto com as atribuições de nossas carreiras (veja a circular da Adcefet com as orientações aqui), seja estreitando os canais de diálogo e atuação dos conselheiros com toda a categoria.

Para saber mais sobre as implicações do ponto eletrônico, acesse os materiais abaixo:

https://adcefetrj.org.br/adcefetrj/wp-content/uploads/2016/09/cartilha-ponto-adcefet-2016.pdf

Related Posts