“Regulamento para os docentes está sendo finalizado e entrará em operação em breve” afirma Comunicado da Direção Geral

O Conselho Diretor (CODIR), Conselho Superior do Cefet/RJ, teve sua sessão ordinária de 22 de fevereiro antecipada para a sexta-feira desta semana, dia 15, às 10:00h. Na pauta, item 2.11, está previsto “Regulamento do ponto eletrônico”.

Para se ter clareza do que está acontecendo, é preciso voltar atrás alguns dias. No dia 24 de janeiro, quando a instituição estava em período não letivo e os docentes, de férias, a Direção Geral do Cefet/RJ emitiu um Comunicado, divulgado através do e-mail institucional (anexo 1). Junto desse Comunicado, foi divulgada uma minuta de Regulamento do Ponto Eletrônico. Esse Comunicado, dirigido aos servidores técnicos administrativos, apresentou um cronograma culminando com o dia 18 de fevereiro para início do “registro eletrônico de frequência”.

No entanto, a minuta de Regulamento fazia referência ao “registro eletrônico de ponto para controle da jornada de trabalho dos servidores do Cefet/RJ”, podendo, assim, referir-se aos técnico-administrativos e aos docentes. Alguns dias depois, um novo Comunicado da Direção Geral (anexo 2), enviado ao email institucional dos professores, afirmando prestar esclarecimentos, informou que a minuta de Regulamento divulgada se refere apenas aos técnico-administrativos, sendo que o “regulamento para os docentes está sendo finalizado e entrará em operação em breve”.

Ainda sobre os docentes, o Comunicado afirma: “Após o retorno das aulas, os docentes serão convocados pelo Departamento de Recursos Humanos (DRH) para atualização dos dados cadastrais”. No documento enviado aos Conselheiros do CODIR referente ao “Regulamento do ponto eletrônico” (anexo 3), observa-se que, diferentemente do divulgado na minuta inicial, agora lê-se “registro eletrônico de ponto para controle da jornada de trabalho dos servidores técnico-administrativos do Cefet/RJ”.

Esse breve histórico recente mostra-se permeado por muitas informações desencontradas sobre a questão do ponto eletrônico e nos chama à luta unificada junto aos técnico-administrativos, pois a comunidade docente já demonstrou seu posicionamento contrário ao ponto eletrônico para todas e todos os servidores do Cefet/RJ.

A ADCEFET-RJ chama as professoras e professores para, na sexta-feira, dia 15 de fevereiro, realizarmos um breve encontro às 9h30min, no “bosque” da Unidade Maracanã e, em seguida, nos dirigirmos ao Auditório 2, local previsto para a realização da 1ª Sessão Ordinária do CODIR de 2019.

Lembramos que, após a Sessão Extraordinária do CODIR, de 28 de setembro de 2018, publicamos um importante alerta, esclarecendo que “ainda que o ponto eletrônico para docentes não tenha sido aprovado, ele ainda não foi completamente descartado” (https://adcefetrj.org.br/adcefetrj/2018/10/23/ponto-eletronico-a-luta-continua/). Por isso, a luta continua! E, diante das afirmações do 2º comunicado da Direção Geral, onde se afirma que o “regulamento para os docentes está sendo finalizado e entrará em operação em breve”, precisamos nos mobilizar.

Pedimos a todas e todos que se organizem e mobilizem seus pares a fim de comparecerem a essa sessão do CODIR. Aquelas e aqueles que vierem de outras Unidades podem ter seus gastos com transporte ressarcidos, bastando trazer o comprovante (se de carro, preferencialmente dando carona a outros).

Anexo 1 – COMUNICADO 24 de janeiro

Anexo 2 Esclarecimentos_ponto_eletrônico 31 de janeiro