Informe da Adcefet-RJ sobre a mobilização contra a intervenção no Cefet/RJ realizada no dia 19 de agosto

0

Na manhã desta segunda-feira, 19/08, estudantes e trabalhadores da educação do Cefet/RJ realizaram um protesto contra a intervenção do Ministério da Educação (MEC) na instituição. Maurício Aires Vieira, assessor do ministro Abraham Weintraub, foi nomeado diretor-geral, embora não faça parte do quadro de servidores do Cefet/RJ. O saguão do Gabinete da Direção, localizado no campus Maracanã, estava lotado e o interventor deixou a unidade cerca de 2 horas depois da sua chegada.

A mobilização representou uma vitória parcial da luta contra a intervenção do MEC e pela defesa da autonomia e da democracia na instituição.

Por volta das 12h, os docentes do Cefet/RJ reunidos em assembleia geral no saguão de entrada do gabinete da Direção Geral se posicionaram, de forma unânime, contra qualquer tipo de intervenção do Ministério da Educação (MEC) na direção do Cefet/RJ. Além disso, foram aprovados os seguintes encaminhamentos:

– Ações para suspensão imediata da intervenção do Mec no Cefet/RJ, através da realização de campanhas, atos e protestos e demais formas de luta.
– Apoio às lutas dos estudantes contra a intervenção.
– Realização de debate sobre o “Future-se” em conjunto com as entidades estudantis e sindicais.
– Participação dos docentes na assembleia comunitária contra a intervenção e pela democracia no Cefet/RJ.

Assim, reforçamos a importância da participação de todos os docentes na Assembleia Geral Unificada com estudantes e trabalhadores da educação que será realizada amanhã, dia 20/08, às 11h na Unidade Maracanã. Pela democracia e autonomia da comunidade acadêmica do Cefet/RJ! Pela suspensão da intervenção já!

#cefetresiste
#tiraamãodomeucefet

Related Posts