Docentes do Cefet/RJ paralisam atividades em 24 de maio e aderem à caravana do OcupaBrasília

0

Circular n. 18/2017/ADCEFET-RJ

Rio de Janeiro, 19 de maio de 2017

Aos/Às Professores/as do Cefet/RJ

Assunto: Informa sobre adesão dos docentes do Cefet-RJ ao OcupaBrasília e paralisação das atividades em 24 de maio

Prezadas/os companheiras/os professoras/es,

A 171a Assembleia Geral Extraordinária da Adcefet-rj Seção Sindical, realizada nesta quinta-feira, 18/05, deliberou pela adesão das/os docentes do Cefet/RJ ao OcupaBrasília, com paralisação das atividades no dia 24 de maio.

A realização do OcupaBrasília em 24 de maio faz parte um longo processo de lutas que se intensificou nos últimos meses, com a jornada de atos e paralisações em março e a Greve Geral de 28 de abril, a maior já realizada pela classe trabalhadora no país, segundo diversas análises. Tais atividades unificaram diversas categorias e movimentos sociais na luta contra as opressões, a reforma da previdência, a reforma trabalhista, a terceirização e outros retrocessos do governo ilegítimo de Michel Temer.

A demonstração de força e unidade da classe trabalhadora, nas ruas e locais de trabalho, contribuiu sem dúvidas para desestabilizar a base de apoio do Governo Federal em torno das reformas, o que vinha levando o governo a reconhecer as dificuldades de se aprovar as reformas no curto prazo e a intensificar os esforços de garantia de apoio no Congresso em troca de “vantagens” oferecidas aos parlamentares. As recentes gravações que demonstraram a participação direta de Temer na compra do silêncio do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, entretanto, desestabilizaram ainda mais seu governo, que, embora se recuse a renunciar, já vem enfrentando movimentos para o impedimento no Congresso Nacional e a ocupação das ruas com gritos por renúncia e por Diretas Já.

Apesar dessa reviravolta conjuntural – que enfraqueceu ainda mais o Governo e sua base de apoio –, a grande mídia, setores da burguesia nacional e internacional e membros do próprio governo, têm defendido que, com ou sem Temer, a equipe econômica deve ser mantida, para “garantir” as reformas. Ao mesmo tempo, mantendo-se a previsão constitucional de eleições indiretas no caso de vacância na presidência neste período, as possibilidades de escolha de um representante alinhado com os trabalhadores neste momento são muito raras. O Golpe dentro do Golpe certamente não nos beneficiará caso recuemos!

Neste sentido, cabe a nós trabalhadores e trabalhadoras, estudantes, homens e mulheres do campo e da cidade, a intensificação da ocupação das ruas em torno, não somente, do Fora Temer, mas também a intensificação da luta contra todas as reformas e retrocessos que atacam nossos direitos trabalhistas e sociais, como as reformas da previdência e trabalhista e a terceirização.

Visando garantir a presença de uma forte caravana do Cefet/RJ no OcupaBrasília de 24 de maio, solicitamos aos interessados (servidores/as e estudantes maiores de idade) que enviem, até o final de domingo, 21/05, para a secretaria da seção sindical <secretaria@adcefetrj.org.br>, os seguintes dados:

  • Nome Completo:

  • Celular:

  • Unidade/Campus:

  • RG com órgão expedidor:

Esclarecemos, por fim, que qualquer docente (aposentado ou da ativa, substituto ou efetivo, em estágio probatório) que encontrar dificuldades ou pressões contrárias à adesão à paralisação de 24 de maio deve entrar em contato com a Adcefet-rj para que sejam tomadas as medidas políticas e jurídicas cabíveis, tendo em vista o direito à organização sindical garantidos na constituição e em tratados assinados pelo Estado Brasileiro.

CONVOCAMOS TODA A COMUNIDADE DO CEFET/RJ A SE ENGAJAR NESTA LUTA! PELO NOSSO FUTURO E O DAS NOVAS GERAÇÕES! NENHUM DIREITO A MENOS! FORA TEMER! OCUPABRASÍLIA!

Professor Alberto Jorge Silva de Lima

Presidente

ADCEFET-RJ – Seção Sindical do ANDES – Sindicato Nacional

Gestão 2015-2017

Related Posts