Docentes do Cefet/RJ decidem aderir à paralisação nacional em 15/03 com mobilizações contra a reforma da previdência

0

Circular n. 05/2017/ADCEFET-RJ

Rio de Janeiro, 09 de março de 2017

Aos/Às Professores/as do Cefet/RJ

Assunto: Informa sobre paralisação em 15/03 e outras deliberações da 168a AGE e convoca todas(os) as(os) docentes para a luta contra a reforma da previdência

Prezadas(os) companheiras(os) professoras(es),

A 168a Assembleia Geral Extraordinária da Adcefet-rj Seção Sindical, nossa entidade representativa, deliberou ontem, 08/03, por aderir à paralisação de 24 horas no dia 15/03/2017 (4a feira), Dia Nacional de Greves, Paralisações e Mobilizações contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016, que prevê uma radical e danosa reforma na previdência, atingindo todas(os) as(os) trabalhadoras(es), da inciativa privada e do serviço público, do campo e da cidade.

A realização de paralisações e mobilizações nesse dia faz parte do calendário de lutas de diversas entidades de trabalhadores (ANDES-SN, Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais – FONASEFE, CSP-CONLUTAS e outras centrais e movimentos) em torno da construção da Greve Geral, contra a reforma da previdência e outros retrocessos do governo Michel Temer.

No que diz respeito às nossas carreiras como professoras(es) e servidoras(es) públicas(os), a PEC 287 prevê uma série de retrocessos em direitos já consolidados, cujos detalhes podem ser consultados em análise realizada pela assessoria jurídica da Adcefet-rj e publicada em: <https://adcefetrj.org.br/adcefetrj/2017/02/07/analise-juridica-proposta-de-reforma-da-previdencia-do-governo-temer-graves-perdas-de-direitos/>.

Para o dia 15/03, a Assembleia Geral indicou que os Núcleos de Base de cada campus (onde existam) e/ou coletivos(as) dispostos à luta, organizem atividades locais reunindo estudantes e trabalhadoras(es) das diversas carreiras, entre servidoras(es) estatutárias(os) e terceirizadas(os). Entre as atividades possíveis podem ser organizadas rodas de conversa, palestras, debates, exibição de filmes e encontros dos mais variados tipos visando esclarecer os riscos da PEC 287.

Para subsidiar o debate e a mobilização, a diretoria da Adcefet-rj disponibilizou no portal da entidade uma página exclusiva visando informar sobre a luta contra a PEC 287, disponível em: <https://adcefetrj.org.br/adcefetrj/professorases-em-defesa-da-previdencia-publica/>. Adicionalmente, estão sendo providenciados materiais gráficos para dar visibilidade a esta luta, a serem brevemente distribuídos.

No campus Maracanã, uma comissão eleita pela Assembleia está planejando atividades conjuntas com o SINTE CEFET-RJ, seção sindical do SINASEFE representativa das(os) servidores(as) Técnico-Administrativos em Educação (TAE) no Cefet/RJ, com o indicativo de inclusão de outros segmentos da comunidade. As atividades locais e unificadas com outros servidores do Estado do Rio de Janeiro serão divulgadas em breve.

Adicionalmente, a Assembleia aprovou o Regimento das Eleições para a Diretoria Executiva e para o Conselho de Representantes no biênio 2017-2019, que será divulgado em breve em ato de convocação das eleições.

Esclarecemos, por fim, que qualquer docente que encontrar dificuldades ou pressões contrárias à adesão à paralisação/mobilização deve entrar em contato com a Adcefet-rj para que sejam tomadas as medidas políticas e jurídicas cabíveis, tendo em vista o direito à organização sindical garantidos na constituição e em tratados assinados pelo Estado Brasileiro. Enviamos anexado, para respaldar a paralisação e as mobilizações, ofício protocolado junto à Direção-Geral do Cefet/RJ comunicando a decisão sobre a paralisação.

CONVOCAMOS TODAS(OS) AS(OS) PROFESSORAS(ES) DO CEFET/RJ A SE ENGAJAR NESTA LUTA!

PELO NOSSO FUTURO E O DAS NOVAS GERAÇÕES! NENHUM DIREITO A MENOS!

Saudações,

Professor Alberto Jorge Silva de Lima

Presidente

ADCEFET-RJ – Seção Sindical do ANDES – Sindicato Nacional

Gestão 2015-2017

Related Posts