Após aprovação de indicativo, docentes do Cefet/RJ voltarão a se reunir em 20 de junho para deliberar sobre adesão à GREVE GERAL

0

A diretoria da Adcefet-rj SSind convocou nesta quarta-feira, 14/06, Assembleia Geral Extraordinária para deliberar sobre a adesão dos/as docentes do Cefet/RJ à GREVE GERAL indicada pelas centrais sindicais para o dia 30 de junho.

Na pauta da Greve Geral estão, centralmente, a posição contrária às reformas da previdência e trabalhista e à lei das terceirizações, bem como a defesa pelo Fora Temer.

Para subsidiar as discussões nas assembleias de base, os representantes das seções sindicais do Andes-SN, reunidos em 08 de junho, elaboraram uma Nota sobre a Conjuntura, que faz “uma avaliação do novo cenário político surgido a partir do aumento da derrocada do governo de Michel Temer, e da tentativa incessante do governo e do Congresso Nacional de aprovar as medidas que retiram direitos historicamente conquistados, como a Lei das Terceirizações e as Contrarreformas Trabalhista e da Previdência”.

Além da decisão sobre a adesão dos docentes do Cefet/RJ à Greve Geral, serão definidas também as atividades de mobilização, estratégias de luta e articulação.

A AGE docente no Cefet/RJ ocorrerá na próxima terça-feira, 20 de junho, no Auditório 2 do Campus Maracanã do Cefet/RJ, a partir das 16h30min.

Fundo de Solidariedade às estaduais do Rio

Na pauta, estará em discussão também a contribuição da Adcefet-rj ao fundo de solidariedade às seções sindicais e aos/às docentes das estaduais do Rio de Janeiro, conforme encaminhado pelo Congresso do Andes-SN, como uma das respostas ao intenso processo de precarização imposto aos trabalhadores deste setor pelo governo do PMDB e pelos representantes do Capital no Rio de Janeiro.

“O fundo de solidariedade será administrado pelas seções sindicais das IEES e a diretoria da Regional RJ do ANDES-SN e também ajudará nas ações políticas das seções sindicais das três universidades – Uerj, Uenf e Uezo. Os recursos serão repassados aos docentes na forma de empréstimos, que deverão ser quitados quando for regularizado o pagamento dos salários. O dinheiro devolvido irá compor um fundo permanente para auxiliar docentes que se encontrem em situação semelhante”.

Acúmulo de lutas no Cefet/RJ

No Cefet/RJ, os trabalhadores vêm se engajando intensamente no processo de luta contra os ataques do governo Temer, com adesão às paralisações, greves gerais e atos dos últimos meses.

Na última assembleia, ocorrida em 07 de junho, o indicativo de adesão à Greve Geral em 30 de junho foi aprovado por unanimidade.

Além disso, foi realizada uma discussão sobre a conjuntura, visando avançar na atualização das palavras de ordem que vêm dirigindo as ações do Andes-SN. Como resultado, foi aprovada a manutenção dos eixos atualmente vigentes, isto é: em defesa dos direitos sociais, contra as reformas trabalhista e previdenciária, contra a terceirização indiscriminada e pelo #ForaTemer.

A assembleia também debateu propostas de eixos em torno da anulação do golpe e das Diretas Já. Entretanto, a plenária presente não aprovou essas consignas, preponderando a avaliação de que a centralidade da luta do sindicato deve estar na combate às contrarreformas.

Esta posição será reafirmada pelos delegados que representarão a Adcefet-rj e os/as docentes do Cefet/RJ na próxima reunião deliberativa do Andes-SN, o 62o CONAD, que ocorrerá em julho e vai atualizar a plano de lutas do sindicato nacional.

Por fim, a assembleia de 07 de junho aprovou a formação de uma comissão de mobilização (que pode ser ampliada), com indicação de que os núcleos de base articulem comissões locais para a definição de atividades em torno da GREVE GERAL, se aprovada.

A ADESÃO DOS DOCENTES DO CEFET/RJ À GREVE E A FORÇA DESTE MOVIMENTO PASSAM PELA PRESENÇA NA ASSEMBLEIA

POR ISSO, EM 20 DE JUNHO, FAÇA VALER SUA VOZ E AJUDE A CONSTRUIR A RESISTÊNCIA CONTRA A RETIRADA DE DIREITOS

*Texto: diretoria da Adcefet-rj, com informação do Andes-SN

Related Posts