28 de junho – Dia do Orgulho LGBT!

0


🌈🌈TODA FORMA DE AMOR É LINDA! 🌈🌈

✊🏾✊🏾 A LUTA É PRA DERRUBAR O PATRIARCADO E O CAPITALISMO! ✊🏾✊🏾

Em 28 de Junho de 1969, acontecia em Nova Iorque, o episódio que ficou conhecido como a Rebelião de Stonewall.

Nos EUA da época, era proibido se relacionar sexualmente ou afetivamente com alguém do mesmo sexo, em outras palavras, era proibido amar! A repressão contra gays, bissexuais, travestis, lésbicas e transexuais era grande, eles eram perseguidos e torturados.

Mas a opressão não era maior que a força do amor, e em todos os cantos houve forte resistência. O bar que dá nome ao episódio (Stonewall Inn), havia sido fechado pela polícia e diversas pessoas do movimento LGBT – especialmente travestis -foram espancadas e presas. A revolta na população foi grande e começaram então diversos atos de resistência e luta que levaram ao inicio da libertação do povo LGBT.

Centenas de pessoas foram as ruas, vários movimentos se juntaram à causa: negros e negras, latinos, hippies e pacifistas. Como resultado, o ano seguinte sediaria a 1ª Parada LGBT da historia.

Desde então, neste dia, reafirmamos o nosso compromisso com a luta pelo direito de expressar o nosso amor, de sermos respeitados e de viver com dignidade.

O Brasil é o país mais violento com gays, lésbicas, bissexuais e transexuais. As estatísticas são cada vez mais cruéis: a cada 19 horas, uma pessoa LGBT é assassinada ou se suicida vítima da LGBTfobia, o que faz do Brasil o campeão mundial desse tipo de crime.

Precisamos transformar a nossa indignação e dor em coragem para seguir lutando por um mundo justo, em que as pessoas sejam respeitadas independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero. 💜🌈

O movimento LGBT conseguiu diversos avanços nos últimos anos, mas ainda há muito que se conquistar e avançar.

Enquanto amar ainda for perigoso, haverá resistência!