NOTA DE SOLIDARIEDADE A ESTUDANTES BALEADOS NOS ARREDORES DO CEFET-RJ

0

A diretoria e o Conselho de Representantes da Adcefet-RJ e o ANDES-SN Regional RJ prestam solidariedade aos estudantes do curso técnico subsequente em administração que foram baleados nos arredores da Unidade Maracanã do Cefet/RJ, na noite do dia 22 de fevereiro de 2024. Prestamos também nossa solidariedade aos familiares dos estudantes e a seus professores e colegas de turma, nos somando no desejo de que se recuperem brevemente e sem sequelas.

Aproveitamos mais esse triste episódio ocorrido na cidade do Rio de Janeiro para reforçar as lutas sindical e estudantil em torno da garantia de condições dignas e seguras de estudo e trabalho para todas e todos. Infelizmente, não é a primeira vez que estudantes ou trabalhadores/as da educação são vítimas dos efeitos da lógica de violência que permeia nossa sociedade, sobretudo através de políticas de segurança pública que se pautam geralmente no conflito, na repressão e na criminalização de determinados sujeitos, corpos e territórios. Além de colocar em risco servidores da área de segurança pública, entendemos que esse tipo de procedimento só reforça essa lógica de violência e medo.

Nos somamos aos apelos do movimento estudantil na luta por políticas de segurança pública que se pautem pela inteligência, prevenção e ampliação de direitos sociais. No caso do entorno da Unidade Maracanã, por exemplo, há relatos já acumulados de assaltos recorrentes, espaços mal iluminados, transporte deficiente e, especialmente, após a pandemia, de um esvaziamento do território, problemas cujas soluções entendemos terem que passar por um diálogo que envolva a comunidade acadêmica, a administração do Cefet/RJ, Prefeitura e Governo do Estado.

Rio de Janeiro, 23 de fevereiro de 2024

Assinam esta nota:

Diretoria e Conselho de Representantes da Adcefet-RJ
ANDES-SN Regional RJ)

Related Posts