✊🏾 Quem encerra greve é a categoria!
🚩 Nesta terça (28/05), mais uma vez foi dia de luta pela educação no Rio de Janeiro. Milhares de docentes, estudantes e técnicos das redes federal, estadual e municipal realizaram um grande ato unificado, com marcha do Largo do Machado até o Palácio Guanabara em defesa da educação pública, gratuita, laica e de qualidade.
(CONFIRA AS FOTOS AO FINAL DO TEXTO)
💥 Após a tentativa de golpe do MGI do governo federal que assinou com entidade cartorial não-representativa na segunda-feira (27/05) um acordo da proposta que foi rejeitada pela maioria esmagadora das bases de docentes federais, o @andessindicato e suas bases se levantaram e começam a intensificar a greve!
O ANDES e suas seções sindicais entraram com ações judiciais contra esse acordo ilegal, tendo uma delas tido decisão favorável para seção sindical ADUFS. Além disso, mobilizações massivas em Brasília e em todo o Brasil estão previstas para um dia nacional de luta pela educação federal, nesta segunda (03/06) quando ocorre nova reunião com o governo. A luta é para que haja reabertura de negociações sobre as contrapropostas das entidades que realmente têm representatividade entre docentes e técnicos da educação federal: ANDES-SN, SINASEFE e FASUBRA.
O ato desta última terça no Rio fez parte dessa mobilização nacional, que também reivindica a recomposição orçamentária das Instituições Federais de Ensino e o revogaço das medidas que atacam docentes, técnicos e estudantes como Novo Ensino Médio e a portaria 983, por exemplo.
Somaram-se ao ato, professores da rede estadual que realizaram paralisação de 24h na luta por recomposição salarial, contra os cortes orçamentários do governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro. O Sepe defendeu ainda o #ForaClaudioCastro.
Nossa greve docente federal segue fortalecida, vamos à luta juntos pelos direitos dos trabalhadores e pela garantia da educação de qualidade para a população!
⚠️ 🛳️ Aqui no Rio, a mobilização do dia nacional de luta pela educação federal na segunda(03/06) será com panfletagem na PraçaXV, estação das barcas, às 17h. Cola com a gente e vem construir a luta juntos!
#grevecontinua#educaçãofederalemgreve#Lulanegociajá#LulanegociacomANDES-SN