Reconhecimento facial não!

0

Escola democrática é escola sem catraca!

A diretoria da ADCEFET-RJ e a direção do Andes-SN enviaram ofício à Direção-Geral do CEFET/RJ solicitando a suspensão da decisão de implantação de reconhecimento facial para o controle de entrada e saída da Unidade Maracanã da instituição.

No ofício, questionamos a ausência de debate sobre essa implantação na comunidade e de decisão expressa dos conselhos institucionais, o que fere o princípio da gestão democrática na educação.

Também apresentamos os riscos de falha do sistema em determinados perfis populacionais, bem como as origens desse tipo de sistema em lógicas racistas e de outras formas de opressão, nos alinhando a redes de ativistas no mundo todo que lutam pelo banimento do uso de sistemas de reconhecimento facial em espaços públicos.

Também denunciamos o controle indevido nas jornadas funcionais pelo controle de entrada e de saída, quando já há formas regulamentadas de controle da frequência de servidores, além do teste em terceirizados e do uso não autorizado das informações de estudantes e servidores.

Confira o ofício na íntegra e as justificativas para o pedido clicando aqui

Related Posts