Informe sobre as duas primeiras reuniões da Comissão interna do Cefet-RJ sobre a entrada das forças policiais nas suas Unidades, ocorridas nos dias 03 e 17 de setembro de 2026
Na quinta-feira, dia 03 de setembro de 2026, foi realizada a primeira reunião da Comissão Responsável pela proposição de regulamento para estabelecer critérios para o acionamento de forças policiais pelo Cefet/RJ, nas suas 8 unidades. Importante lembrar que a formação desta Comissão é resultado de conciliação firmada entre a ADCEFET-RJ e a Direção Geral do Cefet-RJ, em reunião realizada no dia 21 de agosto de 2026, no Ministério Público Federal (MPF), reunião mediada pelo Procurador Júlio Araújo. A ADCEFET-RJ enviou email com informes sobre esta reunião no dia 25 de agosto de 2026. Vale lembrar também que esta reunião no MPF, de natureza conciliatória – foi marcada depois de Representação da ADCEFET-RJ e do ANDES-SN ao MPF, motivada pela entrada de Policiais Militares armados, portando arma de grosso calibre, em mais de uma ocasião na Unidade Sede, Maracanã.
Esta primeira reunião da Comissão interna do Cefet-RJ, ocorrida no dia 03 de setembro, foi dedicada à apresentação de objetivos desta Comissão e de apresentação de seus membros e membras. A ADCEFET-RJ encaminhou como proposta a adoção do Programa Acesso Mais Seguro do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), que estabelece protocolos em situações de emergência, inclusive ajuda as gestões a compreender quais são os momentos mais adequados para o acionamento das forças policiais. A prefeitura do Rio de Janeiro já tem implementado este Programa. E o Governo do Estado do Rio de Janeiro vem em processo de implementação. Não há custos para a instituição.
A segunda reunião, ocorrida quinta-feira, dia 17 de setembro de 2026, foi mais rápida. Teve a apresentação da proposta da ADCEFET-RJ, que para a implementação precisa do contato do CEFET-RJ com o CICV. Além desta apresentação, ocorreu também uma proposta de minuta de uma das membras da Comissão. A minuta será estudada pela Comissão e apreciada na próxima reunião. Foi definido um calendário de reuniões. As datas marcadas são as seguintes: 22 de setembro, 13 de outubro e 27 de outubro. E a presidência da Comissão, seguindo proposta do DCE e Grêmio do Maracanã na reunião do dia 03 de setembro, submeteu à Comissão a proposta de convidar as representações estudantis constituídas nas outras unidades do Cefet-RJ, para além das representações da Unidade Maracanã. A proposta foi aprovada.
Por fim, vale informar que esta Comissão interna tem a seguinte composição, até o momento – ainda serão acrescidas as representações estudantis aprovadas na reunião do dia 17 de setembro.:
Diretor de Ensino do Cefet-RJ (presidente);
Representante do DEPES (Maracanã);
Representante do DEMET (Maracanã);
Direção da Uned Angra dos Reis
Direção da Uned Itaguaí;
Direção da Uned Nova Friburgo;
Direção da Uned Nova Iguaçu;
Direção da Uned Maria da Graça;
Direção da Uned Petrópolis;
Direção da Uned Valença;
Duas representações de TAEs;
Representante do NUGED Maracanã;
Representante do FORNEABI;
Duas representações da ADCEFET-RJ;
Representante do DCE
Representante do Grêmio do Maracanã.
ADCEFET-RJ
Seção Sindical dos/as Docentes do CEFET/RJ
ANDES – Sindicato Nacional
Gestão 2023-2025

