Comunicado 21 do CLG – Informes detalhados da 229a AGE da Adcefet-rj

Comunicado n. 21/2024 de 21/06/2024

Assunto: Informes detalhados da 229a AGE da Adcefet-rj

As e os docentes do Cefet/RJ se reuniram novamente em assembleia geral no dia 20 de junho, em rodada de assembleias convocada pelo Comando Nacional de Greve do Andes-SN. A assembleia geral ocorreu de maneira presencial, simultânea e descentralizada, nas 8 unidades do CEFET/RJ, com mesa central na unidade Nova Iguaçu.

Após longo debate, o primeiro encaminhamento votado foi (a) construção de saída coletiva de greve, sem data prévia e condicionada ao cumprimento dos termos preestabelecidos nas mesas de negociação com MGI e MEC, por meio de minuta por escrito a ser referendada em nova assembleia, cuja data provável será 26/06 (próxima quarta-feira), às 13h30min.

Esse encaminhamento foi aprovado com o quantitativo de 145 votos favoráveis, 1 voto contrário e 6 abstenções.

O segundo encaminhamento votado foi b) depois da greve, transformação do comitê local de greve em comitê local de mobilização para que a luta seja estendida com o propósito de impedir que os mínimos constitucionais da educação sejam violados e para que haja o acompanhamento da implementação dos acordos de greve no Congresso Nacional bem como da reposição de atividades no CEFET/RJ.

Esse encaminhamento foi aprovado com 117 votos a favor, 7 votos contrários e 14 abstenções.

O conjunto de deliberações implica que a greve está mantida no CEFET/RJ pelo menos até a próxima assembleia, na semana que vem, quando se avaliará o cumprimento das mencionadas condições, restando a definição, também em assembleia, da data de encerramento da greve.

Cabe, resgatando o debate feito na assembleia, registrar que não houve proposta de saída imediata da greve ou proposta de data de saída futura sem condicionantes.

A proposta de saída coletiva sem data, com análise de atendimento das condicionantes pelo governo, expressa uma cautela da assembleia docente, tendo em vista que, embora haja acordo com o que o governo apresentou nas mesas, até o momento não foram enviadas minutas de termo de acordo que contemplem a integralidade dos acenos feitos nas mesas com o MGI e com o MEC.

Segundo comunicado 91 do CNG (https://drive.google.com/file/d/1WnFaACGEcZX8niAJLk7jHJ8qVeztNeVx/view?usp=drive_link) foi enviado pelo governo somente uma minuta do MGI que, além de não contemplar a integralidade das propostas nas duas mesas, traz, por exemplo, uma redação que não contempla a revogação da Portaria 983. O CNG já solicitou a correção e aguarda retorno.

Neste sentido, as decisões implicam a manutenção da mobilização de greve até, pelo menos, a próxima assembleia, quando se avaliará novamente o atendimento dos condicionantes para a decisão de assinatura de acordo e saída coletiva da greve como garantia efetiva das conquistas de greve conseguidas até aqui.